O menino e o homem

47395283_10212025409981811_1372418037356953600_o

Meu pai está internado no hospital. Neste ano da graça de 2018 passei por um aprendizado que continuará por muito tempo: saber reconhecer minhas próprias emoções e saber lidar com elas da melhor forma possível. Recuso-me a ser histérico ou exagerado, mas não posso evitar o fato de que a atual situação de meu pai me traz pesar, descontentamento e, para ser mais exato e sincero, tristeza.

Simultaneamente ao penoso estado do meu pai — pelo menos assim percebo — vivencio um dos momentos mais felizes da minha vida: sou pai também. Fico bobo de ver como meu filho vem se desenvolvendo e mudando em tão pouco tempo; e olha que ele ainda nem completou dois anos.

O mais curioso, e que aperta meu coração, é me dar conta de que quanto mais interajo com meu filho e solidifico nossos laços, mais penso que meu pai deve ter tido uma experiência parecida comigo quando eu era a criança. Fico imaginando que meu carinho e amor pelo Artur espelham a afeição e o cuidado que meu pai, Fernando, tem por mim. Acabo sendo o menino e o homem ao mesmo tempo. Sim, meu pai sairá do hospital, e criaremos, nós três, muitas lembranças boas!

Ofereço a vocês, leitores, o texto que motivou este desabafo — a epígrafe que Fernando Sabino escolheu para o seu livro O menino do espelho: “O menino é o pai do homem”, de William WordsworthVárias interpretações são possíveis. Fico com esta: o reencontro com a infância fortalece os valores e afetos que nos formaram, e é assim que tem que ser.

P.S.: Este texto foi escrito em homenagem a meu pai e meu filho, mas ele ficaria incompleto se não mencionasse o Daniel, meu irmão; Suzana, minha mãe; e principalmente a Alice, minha esposa, que é quem mais me ajudou a ver que eu poderia e posso sempre melhorar. Em tempos de ansiedade, tormento e desespero, sua presença me acalma — aqui já não sei se falo dela ou de Deus. Tudo bem, para algumas coisas, as essenciais, é difícil ser claro. Melhor mesmo é sentir e vivenciar.

 

 

Publicidade

2 comentários em “O menino e o homem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s